Fim de ano! Chegou o momento de descontrair, liberar as tensões, esquecer os problemas e falar logo "adeus" para 2007, iniciando o novo ano com o pé direito. Neste clima, você começa a pensar na festa de confraternização da empresa. Comida, bebida, música, diversão, tudo de graça! Finalmente, é hora de aproveitar. Certo?
Nem tanto! Tenha cuidado e lembre-se que, por mais que o ambiente seja amigável entre os integrantes da equipe, você deverá encará-los no dia seguinte. Seja lá o que fizer, seu comportamento pode queimar, e muito, sua imagem diante do grupo e principalmente diante do seu chefe.
Cuidado com seu supervisor
Tudo bem que festa é local de descontração, mas tente não esquecer quem é quem! Imagine a cena: você bebe um pouquinho a mais e começa a fazer várias brincadeiras inconvenientes sobre seu chefe, diante dele. Ou pior, começa a falar de erros que já cometeu no trabalho, de prazos que perdeu, como se fosse algo engraçado. Você acha que, no dia seguinte, ele entenderá a sua bebedeira e o olhará com compreensão? Não conte muito com isso.
E outra: evite falar de trabalho nestas ocasiões. Todos estão precisando relaxar tanto quanto você! Deixe para amanhã os assuntos pendentes, os problemas com fornecedores ou com prazos de pagamento. Esta não é a melhor hora para conversar sobre isso.
Mais uma dica: procure respeitar a hierarquia, esteja onde estiver. Existem pessoas que misturam, com muita facilidade, vida pessoal com profissional, o que pode, e muito, prejudicá-lo.
Postura do empresário
A mesma recomendação vale para empresários ou para quem possui um cargo de liderança. Lembre-se: você deve dar o exemplo. Caso exagere na dose, você poderá ser visto de forma diferente no dia seguinte. O tratamento será de maior intimidade e sua autoridade poderá diminuir sensivelmente. Parece detalhe, mas não é.
Sinta o drama. Você bebe um pouquinho a mais e dá um "show" na festa de confraternização. Como nem todos sabem separar as coisas, podem olhá-lo com ironia logo na chegada ao escritório, lembrando das proezas do dia anterior.
Não passa pela cabeça de ninguém que nosso comportamento deve ser irrepreensível o tempo todo. Mas o melhor para se sair bem em qualquer situação é ter critério e saber considerar que, acima de tudo, trata-se do ambiente de trabalho.
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