English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Trabalhadores contra a dengue

A poucos dias do início do verão, a preocupação com a dengue é grande. Por conta disso, a prefeitura formou brigadas de treinamento para que trabalhadores também estejam vigilantes em seus trabalhos.
Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, os agentes de saúde contam com a ajuda da população. Na Barra da Tijuca, operários da construção civil formaram uma força-tarefa. Condomínios, hotéis, prédios comerciais... A região da Barra da Tijuca não pára de crescer. E no meio dessa expansão imobiliária pode estar um morador que ninguém quer como vizinho.
Canteiro de obra é um dos locais preferidos do mosquito transmissor da dengue. Isso porque muitas vezes ele pode encontrar nestes locais um ambiente favorável para se reproduzir: água parada e entulhos. Para evitar esses focos do Aedes aegypti, foi criada uma força-tarefa formada por quem trabalha em obras todos os dias.
O programa da Secretaria Municipal de Saúde já treinou 70 trabalhadores da construção civil para combater a dengue no Rio. A brigada, que faz o monitoramento de terrenos e construções, deve atuar no intervalo entre as visitas dos agentes de saúde, que acontecem a cada três meses.
O técnico de segurança Rubens Oliveira recebeu treinamento para orientar os colegas que trabalham em um condomínio que está sendo erguido na Barra. “Não deixar água parada, verificar sempre poços dos elevadores, não espalhar copos pelo canteiro de obras, não deixar caixa d’água sem tampa”, lista o técnico.
Na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes foram registrados, neste ano, 784 casos de dengue. Em toda a cidade, já são mais de 21 mil notificações. A Secretaria Municipal de Saúde registra, em 2007, 365,8 casos por 100 mil moradores. A taxa ainda é 22% inferior ao que caracteriza uma epidemia.
O treinamento também é um alerta sobre a importância de combater a dengue no ambiente de trabalho. “A iniciativa que a prefeitura teve formando essas brigadas é justamente fazer com que as pessoas, em seus ambientes de trabalho, possam também estar sensibilizadas, identificando criadouros do mosquito e os eliminando”, afirma o coordenador do controle de vetores, Mauro Blanco.
Formação das brigadas
Qualquer empresa pode e deve formar uma brigada anti-dengue. Afinal, os números da doença não param de crescer. As regiões vulneráveis à dengue são várias, mas principalmente a Zona Sul e a Zona Norte da cidade.
As empresas podem juntar alguns funcionários e solicitar um treinamento à Secretaria Municipal de Saúde para a formação da brigada e para saber como agir naquele local de trabalho.

Nenhum comentário: