O 16º Grupamento de Bombeiros de Limeira realizou na manhã de ontem uma simulação de socorro a vítimas de três acidentes. Ao todo 40 homens, entre bombeiros e Guardas Municipais (GMs), participaram da ação que aconteceu em um prédio particular ao lado da Construtora Engep, no Parque Hipólito.
As equipes foram divididas em três bases e tinham a missão de atender três ocorrências. Para o local foram destinadas três viaturas do resgate, um caminhão e uma ambulância, que foram utilizadas no resgate das supostas vítimas.
Segundo o tenente Daniel Afonso Scaranello, comandante da ação, o treinamento que acontece anualmente, tem como objetivo preparar os integrantes da equipe para ocorrências de alto risco, analisando dessa forma o desempenho do grupo, apontando acertos e falhas. “Hoje simulamos três ocorrências sendo um acidente aéreo, um incêndio e o resgate de uma pessoa após um acidente de trânsito”, detalhou.
Em cada base um bombeiro ficou responsável em analisar o trabalho e apontar os erros cometidos, caso houvesse. Esse resultado só é divulgado para cada equipe, onde é realizado um balanço de toda a ação.
O trabalho teve início às 10h e a simulação acabou chamando a atenção dos moradores das imediações, que foram até o local para acompanhar o resgate. A área estava interditada e apenas as equipes, que trabalhavam na ação, tiveram acesso a ela por questões de segurança.
Breve Balanço
Um caminhão com escada magirus foi utilizado para o resgate de um suposto acidente áereo, onde havia uma vítima.
De acordo com Scaranello, o planejamento era que a ação durasse cerca de 1h, porém os trabalhos foram finalizados em menos de 50 minutos, o que mostra agilidade no trabalho do grupo.
No ano passado a simulação aconteceu no início do mês de novembro. Na ocasião o treinamento contou com a participação do Policiamento de Área, Polícia Rodoviária, Suatrans, Autoban, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Defesa Civil.
O objetivo era treinar homens do grupamento e demais participantes em ocorrências que envolvessem produtos perigosos. “Cada ação cobra da equipe uma nova estratégia. Aqui foram treinados além da agilidade, atendimento rápido às vítimas, atendimento em caso de acidente aéreo, acidente de transporte e ação durante um incêndio”, completou.
Fonte: A Gazeta de Limeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário