English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Milionário

Quem não gostaria de ficar rico, rápido e milagrosamente? Para quem não nasceu em família rica e nem com aquilo virado para a lua, há várias formas mágicas para você fazer o seu primeiro milhão... de euros, que hoje valem mais que dólar. Depois desse repentino milagre é só se preparar para consumir e se deliciar com os benefícios de ser um milionário feliz. Talvez você descubra também onde está a verdadeira felicidade, se no coração ou no bolso.
Uma dessas fórmulas é de fácil acesso, não requer nem prática nem habilidade, como se diz. Está nas prateleiras de auto-ajuda das melhores livrarias aí da sua cidade. Também é vendida via internet e você pode pagar com cartão de crédito. Pega um prazinho e paga com os frutos da riqueza. São dezenas de livros que já fizeram milionários, seus autores, naturalmente. Mas prometem o mesmo para seus leitores, desde que sigam e pratiquem rigorosamente o que pregam.
Há muitos produtos disponíveis e todos seguem à risca o bom marketing, ampliando o mix de toda a linha e multiplicando as possibilidades de venda. Variedade a toda prova, até com Kit Riqueza. Mais ou menos como aquela velha história: leia o livro, assiste ao filme, participe de uma palestra e ouça a música em casa, no trabalho e no carro. Se não for usado dentro das recomendações técnicas e repetido como um mantra indiano, seus autores e os palestrantes não se responsabilizam.
São produtos inteligentes, não podemos negar. Resgatam antigos ensinamentos que estavam empoeirados nas velhas bibliotecas, dão um ar de modernidade e eis a grande novidade à venda. Outros misturam neurolinguistica com frases de conhecidos pensadores, acrescentam uma pitada de psicologia do comportamento e está pronta uma salada mista ao gosto do leitor, sempre ávido para consumir o mais recente título. Isso porque ainda não enriqueceu com o anterior. Lealdade ou dependência?
Mudança de comportamento, reprogramação mental e condicionamento do subconsciente, você melhor do que você. Aliás, se você ainda não está rico é porque não está transmitindo as ordens corretas para o seu subconsciente. São técnicas eficientes, mas desde que repetidas inúmeras vezes durante longo tempo, até fazer parte do seu ser, para então virar comportamento. Transformar-se em atitude, em ação prática. Os mágicos dizem que um novo truque só funciona se for ensaiado cem vezes. Olha aí, leia mais 99 vezes aquele livro fantástico que começa a jorrar dinheiro em sua conta.
Além de ganhar mais, reduzir despesas e adotar o hábito de poupar pelo menos quinze por cento de tudo o que ganha, procure investir num fundo de ações. Assim, você terá uma segunda fonte de renda, tendo as ações trabalhando para você. Simples, claro e cristalino. Trabalhe com afinco, não exagere nos gastos, poupe mais e faça um pequeno pé de meia para investir.
Há outro processo igualmente simples para enriquecer, que pode ser associado ao anterior. Trabalhando para os outros, por melhor que seja o salário, dificilmente você vai enriquecer. Trabalhar para você também não, por mias lucrativo que seja o negócio. O sonho do primeiro milhão só se materializará se tiver pessoas trabalhando para você. Quanto mais e de preferência bem qualificados, mais rápido você enriquece.
As empresas foram criadas para crescer, evoluir e se renovar com freqüência. Só não o fazem por algumas razões: acabaram de ser criadas, por opção, falta de visão das coisas ou por incompetência mesmo. Também não crescem por insistir em fazer bem feito as coisas erradas. Nesse caso, quanto mais agilidade essas empresas tiverem, o estrago será maior.
Por sua vez, as pessoas também nasceram para crescer, desenvolver e cumprir sua missão. Entretanto, enquanto não conseguirem expandir sua consciência e acessar a fonte de tudo, serão frágeis e suscetíveis de receber a influência dessa cultura de auto-ajuda. A certeza é que nunca estamos sós. Há uma poderosa energia ao redor e dentro de nós. E a senha para acessá-la tem a ver com a nossa capacidade de amar, conhecer e compartilhar. A leitura serve apenas para nos inspirar, a buscar o que já trouxemos ao ingressar neste planeta.
Por: Moacir Moura
Palestrante, consultor de varejo e
especialista em gestão e motivação de pessoas.

Nenhum comentário: