English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Alerta aos informatizados

Uso freqüente do computador traz malefícios aos trabalhadores


A síndrome do usuário de computador é um conjunto de problemas oculares e visuais relativos ao trabalho, os quais se manifestam ou se relacionam com o uso freqüente do computador. Segundo David Kolker, estudos demonstram que entre 70 a 88 por cento dos usuários sofrem com essa síndrome que pode causar fadiga visual (desconforto visual não específico), visão dupla (diplopia), visão borrada para longe e/ou para perto, cansaço geral, cefaléia (dor de cabeça), dores nas costas e pescoço, entre outros. Esses sintomas podem aumentar se estiverem associados a uma distância de trabalho inadequada, má iluminação, jornada excessiva e caso haja pouco contraste, ofuscamento e reflexos na tela.
Contudo, é importante ressaltar que a severidade desses sintomas está relacionada ao tempo de uso do computador, ou seja, quanto mais intenso e prolongado for o trabalho, maior a porcentagem de sintomatologia. Estudos têm demonstrado que mais de 39 milhões de brasileiros têm acesso à internet, seja em casa ou no trabalho. O tempo médio que cada internauta gasta, durante um mês, é de 23 horas e 12 minutos. Nos Estados Unidos, essa síndrome está sendo considerada como uma nova epidemia. A cada ano, surgem um milhão de novos casos, justificando, desta forma, a preocupação em alertar os trabalhadores da área de informática sobre os cuidados que devem ter para não fazerem parte desse rol.
Sintomas
Os sinais e sintomas característicos da Síndrome do Usuário de Computador são classificados em três níveis: visão borrada (para longe ou para perto), visão dupla (presença de halos luminosos), dificuldade para fixar-se à tela (ofuscamento e mudanças na percepção das cores). Entre sinais e sintomas oculares podemos destacar os olhos vermelhos (hiperemia), dor nos olhos, intolerância à luz, sensação de peso nos olhos, ardência nos olhos, lacrimejamento, coceira nos olhos e sensação de olho seco. Os sinais e sintomas gerais são dor de cabeça, dor no pescoço, dor nas costas, cansaço generalizado, sonolência, dor nos braços e ombros.
Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário: