English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 1 de abril de 2008

MP investiga normas contra incêndio

Após receber informações sobre a disputa entre bombeiros e engenheiros sobre a quem compete autorizar ou não normas de proteção contra incêndio e segurança em Bauru, o promotor de Justiça Fernando Masseli Helene abriu expediente investigatório em duas frentes: verificar a constitucionalidade de lei municipal e analisar a segurança dos imóveis aprovados desde 2001.
A polêmica vinha se arrastando até que na sessão de Câmara realizada no último dia 10 os vereadores rejeitaram o projeto de lei do Poder Executivo que pretendia dar somente ao Corpo de Bombeiros a competência de autorizar ou não construções sobre o aspecto do cumprimento de normas de segurança contra incêndio. Com a manutenção da lei em vigor (4.763, de dezembro de 2001), a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) pode receber os laudos tanto dos bombeiros quanto de engenheiros.
Uma semana depois da discussão da proposta no plenário da Câmara, o vereador Arildo Lima Júnior (PP) denunciou supostas irregularidades que estariam sendo cometidas por funcionários do órgão municipal e engenheiros a respeito de laudos sobre normas de segurança contra incêndio. Segundo o parlamentar, existiria omissão da Seplan na fiscalização dos projetos sobre normas de segurança e até suspeita de fraudes em laudos por parte de engenheiros.
A fim de verificar o aspecto legal da legislação, Helene remeteu ofício à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo para verificar a constitucionalidade ou não da lei municipal 4.763. Outra ação do MP é checar a segurança dos imóveis aprovados pela Seplan a partir de 2001. Nesse sentido, o promotor solicitou da secretaria relação de imóveis acima de 750 metros quadrados com aprovação das normas por engenheiros para que, em seguida, uma equipe técnica de peritos verifique a segurança dos locais. A relação ficou de ser encaminhada pela Seplan até semana que vem.
De acordo com o promotor, é possível que a metragem seja diminuída para 250 metros quadrados, aumentando o número de imóveis a serem visitados. O representante do MP disse que, em tese, é possível que o estabelecimento esteja com o processo legal, mas sem a devida segurança. Ele destaca que a Seplan deve receber os laudos e fiscalizá-los, já que tem poder de polícia.
Reunião
Para obter mais informações sobre esse processo, Helene convocou para uma reunião ontem o secretário municipal de Planejamento, Leandro Joaquim, e membros do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea) de São Paulo. Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), Marcos Wanderley Ferreira - que sexta, 28, encerrou seu mandato - o conselheiro Edson Navarro e o advogado Ricardo Gomes.
Fonte: JC Net

Nenhum comentário: