English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 9 de abril de 2008

SP tem primeira cidade com epidemia de dengue

A cidade de Araraquara com quase 200 mil habitantes, no interior de São Paulo, é o primeiro município paulista a ser oficialmente decretado como localidade a sofrer de epidemia de dengue em 2008. A Vigilância Epidemiológica local confirmou que 589 pessoas já contraíram a doença desde o início do ano. Além disso, Araraquara lidera o número absoluto de casos registrados em todo o Estado.
Este número total de 589 pessoas doentes equivale a uma média de 300,5 casos para 100 mil habitantes, índice que coloca a cidade diante de uma epidemia, segundo definição do Ministério da Saúde. "Para chegar a isso nós fazemos uma conta que pega o número de casos e soma por 100 mil habitantes e divide pelo numero da população", explica Fabiana do Carmo Araújo, gerente da Vigilância Epidemiológica de Araraquara.

Desde o início do ano, a cidade mantém uma média de confirmação de cerca de 80% do total de suspeitas que são computadas pela Vigilância. Até a última terça-feira, de acordo com o órgão, o município totalizava 823 notificações de suspeita, das quais 589 foram confirmadas, 49 aguardam resultado do exame de sorologia e 185 foram negativos.

"Estamos sofrendo com resquícios da epidemia no Estado o ano passado e ainda temos o agravante do clima e a própria dificuldade em eliminar os criadouros", disse a gerente, que desencadeou desde o começo do ano uma série de ações para tentar barrar o avanço da dengue, entre elas, bloqueios diários, mutirões, sorteios de televisores para casas sem criadores e até uma multa que varia de R$ 300 a R$ 3 mil por endereço.

De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, atualizados até 28 de março, até então, Araraquara concentrava 30% dos casos de dengue registrados entre janeiro e março no Estado de São Paulo. Na ocasião, o município somava 375 casos autóctones da doença enquanto que o total no Estado era de 1.297 casos.

Depois de Araraquara, a segunda cidade com mais casos é Ribeirão Preto, com pouco mais de 175 contaminados. No entanto, a cidade não figura em situação de epidemia, já que o município é três vezes maior em número de população. Em terceiro, está Mogi Guaçu, com 156 casos. Um outro dado alarmante é que os casos de dengue registrados em Araraquara são maiores que os da capital, que até março tinha 55 autóctones, com uma população de quase 11 milhões de habitantes. Campinas, com mais de 1 milhão de pessoas, tinha 51 casos e São José dos Campos, com 594 mil, registrava dez vítimas da dengue.

Para tentar reduzir os índices e informar a população, Araraquara vai colocar no ar a partir da próxima semana o "telemarketing contra o Aedes aegypti". Na prática, é um telefone em que os moradores poderão ligar e serão informados sobre a situação epidemiológica da região em que o bairro fica localizado, onde estão os agentes e receberão dicas e cuidados necessários para evitar que a dengue avance ainda mais.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: