A partir desta sexta-feira, 07 de agosto, quem ousar acender um cigarrinho em lugar fechado estará infringindo a lei no estado de São Paulo.
Para saber qual é o efeito da fumaça do cigarro sobre quem não fuma, uma equipe do Fantástico foi até um bar de São Paulo com a garçonete Aline dos Santos, que relatou como se sentia após uma madrugada de trabalho: “O olho fica irritado, a gente já fica um pouco sem voz, então influencia bastante”.
Realizando o teste com o monoxímetro, aparelho que mede a quantidade de monóxido de carbono na respiração das pessoas, os resultados no início e no fim da noite apresentaram uma grande e preocupante diferença. “Deu um, significa que ela não é um fumante. Aceita-se até seis como não fumante”, diz a Dra. Luizemir Lago, coordenadora do Programa Controle Tabagismo de São Paulo. Depois de três horas servindo os fumantes, Aline refez o teste. Deu um salto para oito. “Significa que ela fumou quase dez cigarros sem ter fumado. Isso traz os mesmos riscos que um fumante ativo”, conta a cardiologista Jaqueline Scholz Issa.
Fonte: Fantástico - Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário