English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inteligência comportamental também pesa na contratação.

Nem sempre é fácil encontrar um profissional qualificado para preencher uma vaga de emprego. Mas o que conta mais: um bom currículo ou um ótimo relacionamento interpessoal? Pois é, ficou para trás o tempo em que bastava ter currrículo. Hoje, o comportamento também pesa. Por isso é bom saber que a inteligência comportamental ou inteligência do sucesso – como é chamada por alguns especialistas – não é relacionada com o nível de conhecimento, mas sim com o comportamento e a facilidade de se relacionar com os colegas.

Segundo esses especialistas, investir na busca de colaboradores com bom comportamento pode ser a melhor saída para as empresas criarem um ambiente de trabalho tranquilo e funcional. Uma pesquisa divulgada recentemente nos Estados Unidos afirma que empresas de tecnologia já estão em busca de profissionais com ‘boa personalidade’.

"Nós podemos afirmar que essa é uma tendência também no Brasil. Várias empresas acabam nos procurando em busca de profissionais que se encaixem nas características da inteligência comportamental", diz Sebastião de Oliveira Campos, diretor da Oliveira Campos Consultoria.

As características das pessoas que apresentam inteligência comportamental são: foco de carreira bem estabelecido, alta energia produtiva e transparência no dia a dia profissional. Segundo Oliveira Campos, as empresas que desejam encontrar colaboradores com a inteligência do sucesso, devem analisar o histórico profissional deles e checar quantas realizações profissionais conseguiram atingir até aquele período.

Para ele, o principal é não deixar se seduzir somente pelas competências técnicas, pois o que ele tem de conhecimento deve ser proporcionalmente igual em relação ao comportamento.

Mas com toda essa discussão levantada sobre inteligência comportamental, especialistas alertam também sobre os cuidados que as empresas devem tomar na hora de fazer uma contratação baseada no ‘QI’, o famoso Quem Indica. Independentemente de quem o indica, o candidato deve passar por um processo de seleção da mesma forma que os outros candidatos.

"É importante ressaltar que a indicação deve ser sempre analisada com dois olhos. O lado bom de contratar um profissional indicado é que você possuirá referências dele. Por outro lado uma empresa jamais deve contratar um funcionário apenas por uma indicação", afirma Campos.
Fonte: Canal Executivo - UOL

2 comentários:

Sílvia Nogueira disse...

Concordo plenamente. O que mas se vê em jornais, murais e cartazes são anúncios, mas falta a qualificação para se preencher a vaga solicitada. Hoje em dia está muito fácil receber o titulo de técnico, médico, engenheiro, mas a maioria desses profissionais recebem o canudo e param, não se atualizam. Estou me formando em julho em TST e estagiando em uma empresa;ramo de atividade (Clubes Sociais e similares), não precisa de Técnico devido a quantidade de funcionários e e o grau de risco, não sou remunerada mas aceitei o desafio sabe porque??? Porque 95% dos alunos do meu curso vão se formar somente com as noções teóricas de sala e algumas visitas técnicas... Sei que não posso afirmar que todos estarão saindo péssimos profissionais, pois vai também do interesse em sala de aula, mas, sala de aula não é SUFICIENTE.."NÃO MESMO"! Estou adequando a empresa e montando todos os programas que não existem, é no bruto gente que se aprende!!! E aqueles que não fazem estágios? e as dúvidas vão surgindo? Eu tenho certeza que todos estão velhos de saber que "A REALIDADE QUE SE FALA EM SALA DE AULA PASSA BEM LONGE DO QUE É A VERDADEIRA REALIDADE DE UMA EMPRESA'!!! Porque eu fazer estágio sem remuneração ENTÃO?
Por que a história de contratar por comportamento é algo muito pouco confiável! Cara bonita, belo sorriso, boa educação em uma entrevista qualquer um tem e por mais que os psicólogos tentem adivinhar não esta escrito na testa de ninguém "eu sei", "eu sou bom"! "sou inteligente"
E sim, a prática do dia á dia.. e essa começa desde a formação!!!

Sílvia Nogueira
silvia.nogueira_tst@hotmail.com

Helio Lima disse...

Esse assunto é fascinante.
A Inteligência Comportamental Humana - A Inteligência do Sucesso, foi desenvolvida e apresentada por medico, escritor e pesquisador brasileiro, o Dr Jô Furlan. Além do mais ele abriu o livro na internet gratuitamente. Estou passando o link para download do e-book - Inteligência do Sucesso- A intleigencia que explica a ciência do sucesso, para quem tiver interesse. Raramente um autor abre seu livro inteiro na internet de graça. Vale a pena. www.inteligenciadosucesso.com.br

Helio Lima
"O Vendedor Coach"
helio@heliolima.com.br