As últimas semanas do ano de 2010 foram marcadas por ocorrências envolvendo fogo em residências ou estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul. Só em dezembro aproximadamente dez propriedades, entre residências e comércio, ficaram parcialmente ou totalmente destruídas pelas chamas. Caso mais recente foi um supermercado em Sidrolândia, que chegou a perder parte do teto.
O Departamento de Fiscalização do Corpo de Bombeiros revela uma estimativa alarmante para a população campo-grandense: aproximadamente 90% dos estabelecimentos comerciais da cidade funcionam sem o certificado de segurança da entidade.
O documento, emitido pelos Bombeiros, fiscaliza a segurança oferecida pelas empresas para a população.
Segundo o departamento as maiores falhas são a ausência de saídas e iluminação de emergência, extintores com estado de funcionamento precário, e instalações elétricas também precárias.
O certificado do Bombeiros garante que as chances de acidente diminuam, preservando a integridade física da população.
Despreocupação
Em alguns estabelecimentos visitados pela reportagem na Avenida José Nogueira Vieira, região do bairro Tiradentes em Campo Grande, foi verificado que a ausência do documento é comum. Em nenhum dos locais visitados, uma conveniência, um cyber e uma mercearia, havia certificação de segurança dos bombeiros.
Perguntados os responsáveis pelos estabelecimentos foram quase unânimes, afirmando que o perigo é baixo, por não trabalharem com produtos perigosos.
“Aqui é tranquilo, vendo as coisas pela janela, não trabalho com fogão nem nada desse tipo, não vejo necessidade de pagar esse certificado”, defende-se o dono da conveniência.
Já na mercearia visitada o dono também não mostra preocupação, mesmo o estabelecimento tendo vários equipamentos, comorefrigeradores, e fios a mostra próximo ao teto. "Trabalho aqui há mais de oito anos, nunca tive um problema e acredito que não vou ter não", afirmou o responsável.
Perigo
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros as instalações elétricas são os principais problemas nos estabelecimentos. Com o sistema em estado precário, as chances de acidentes aumentam drasticamente, principalmente as possibilidades do início de incêndios.
E sem saída e iluminação de emergência a população pode acabar sendo atingida caso haja algum acidente dentro de uma empresa.
Preparo
Algumas lojas acabam até trabalhando dentro da regularidade apresentando o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros e instalando extintores. O problema, pontua o técnico de segurança do trabalho da empresa Altitude, Anísio Gama, é que os patrões e gerentes acabam não oferecendo cursos para os funcionários para que eles saibam agir em caso de necessidade. A maioria acaba acreditando ser um gasto desnecessário, mas a economia pode acarretar em custos.
"Sei de caso em que aconteceu um princípio de incêndio no disjuntor de uma loja e nenhum funcionário lembrou de utilizar o extintor. Em outro caso, ninguém sabia acionar o equipamento e o prejuízo poderia ter sido menor", relata.
Como tirar a documentação
Quem tem qualquer tipo de empresa e deseja contar com o certificado do Corpo de Bombeiros deve procurar a entidade. Os Bombeiros irão entregar a lista de requisitos para cumprir as normas de segurança.
Depois de realizar as melhorias, o proprietário deve marcar uma fiscalização. Se tudo estiver correto, será emitido o certificado.
Os requisitos mínimos de segurança variam conforme o tamanho da empresa, capacidade de pessoas e serviço prestado.
O custo cobrado pelo Corpo de Bombeiros pela fiscalização, não contando os gastos com melhorias (por conta do proprietário), variam entre R$ 59,84 e R$ 792,88.
Fonte: MidiaMax
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