English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cetesb multa refinaria por causa de 'nuvem ácida' em Cubatão

Rompimento de tubulação provocou vazamento de gases na atmosfera. Cerca de 120 moradores fizeram reclamações para Cetesb e Defesa Civil.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou uma multa de R$ 158,8 mil à refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a 56 km da capital paulista, por causa de vazamento de gases ácidos ocorrido na noite do dia 23 de setembro. De acordo com a Cetesb, o vazamento na refinaria, que pertence à Petrobras, gerou uma “nuvem ácida” que se espalhou por diversos bairros do município.

Os gases ácidos - amônia, gás sulfídrico e cloreto de amônia – foram emitidos para a atmosfera por volta das 22h de quarta-feira (23), provocando cerca de 120 reclamações de moradores, para a Cetesb e a Defesa Civil municipal, sobre odores incômodos. O vazamento ocorreu por causa de uma ruptura da tubulação em uma unidade que estava parada havia dois dias para manutenção geral, ainda segundo a Cetesb.
Técnicos da Agência Ambiental de Cubatão da Cetesb estiveram na refinaria para acompanhar os trabalhos no local. Foram feitas injeções de água no local do vazamento até a tarde do dia 24 de setembro, quando verificaram que não havia mais qualquer emissão de gases. Além da multa, a companhia exigiu a recuperação da área afetada e a realização de ações preventivas para evitar novos episódios.
A Petrobras informou apenas que foi notificada da autuação e avalia as medidas que vai tomar em relação ao ocorrido.
Fonte: G1

Nenhum comentário: