English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Como identificar o tipo de extintor no escuro

É uma situação um tanto rara, mas com empenho e pratica o profissional poderá sem muita dificuldade identificar mesmo no escuro o extintor de incêndio, imagine conseguir distinguir extintores até de olhos vendados!.
Então vem o obvio mental, se eu precisar de um extintor vai ter fogo perto e se tem fogo tem luz, para que eu vou precisar saber distinguir um extintor no escuro, não é? Não necessariamente, acompanhe...

Primeiro que se você souber reconhecer extintores até de "olhos fechados" é obvio que vai ser muito mais fácil reconhece-los de olhos abertos, outro ponto não é só no escuro que não se enxerga, poderíamos devagar em várias possíveis situações, porém vou citar somente uma, o extintor esta dentro de um cômodo repleto de fumaça e o foco de incêndio tem acesso por fora do cômodo, você vai precisar entrar para pegar o extintor.

Vamos a prática do exercício, que aliás é muito simples, consistente apenas em separar alguns extintores e com os olhos fechados tatea-los, como faria um deficiente visual, com um pouco de prática vai "sentir" qual é qual.

Só isso não é suficiente, vamos as dicas especiais que você vai juntar ao seu tato.

Como os mais experientes devem estar pensando o mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2), e é mesmo, por dois motivos, ele não tem o manômetro e tem na ponta do mangote o grande dissipador do gás, esse é fácil.

Agora complica pois outros três extintores Água (H2O), Pó Químico Seco (PQS) e Espuma são bem parecidos, o de H2O e o de PQS são praticamente idênticos, até são mas...

O som deles é diferente, bata de leve no cilindro com qualquer objeto, no de pó o som é seco, como se fosse algo maciço, já no de água o som é oco como se estivesse vazio, faça o teste é muito interessante.

O extintor de espuma é parecido com os dois acima, porém tem um "bico" (ou deveria ter) na ponta do mangote que é único, é um dispositivo que ajuda na dispersão da espuma, vendo ou tocando uma vez você já não esquece.

Considerações importantes.

Esta pratica é proposta apenas para ajudar a fixar na sua mente as características de cada extintor, não é uma orientação oficial e conseqüências de sua prática são de sua inteira responsabilidade.

Praticando sempre a assimilação é automática e você terá sucesso com muito pouco esforço. Praticando também vai poder saber pelo tamanho o peso do extintor, tudo vai de prática.

Atenção pois podem surgir novos extintores no mercado, esteja sempre atento para não se confundir.

Caso você esteja numa situação real e não consiga distinguir qual extintor é, aponte e dispare um pequeno jato na direção contrária ao fogo assim você terá certeza de qual é o agente e poderá então usa-lo ou não no princípio de incêndio.

Nenhum comentário: