English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Prefeitura catarinense terá que indenizar gari que pegou AIDS

Município de Brusque (SC) foi condenado ao pagamento de indenização ao gari L.C.M, de 33 anos, contaminado com o vírus HIV, quando recolhia lixo hospitalar do Hospital e Maternidade Cônsul Carlos Renaux.
Ao pegar um saco de lixo, o gari teve o dedo espetado por uma seringa com restos de sangue. O ferimento foi profundo, e o trabalhador foi levado ao hospital para que a agulha fosse retirada, pois estava presa debaixo da unha.

O fato aconteceu em 1995. Mesmo com o dedo machucado e mostrando sinais de infecção, L.C.M. continuou coletando lixo. Um ano depois, o gari mostrava os primeiros sintomas de AIDS.

Condenado ao pagamento de uma indenização cujo valor atualizado chega a R$ 140 mil, o Município recorreu, alegando que a contaminação não teria se dado durante o trabalho. O recurso foi julgado improcedente pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Em estado terminal, L.C.M. comemorou o resultado, alertando as autoridades e seus próprios colegas de profissão sobre os riscos da manipulação de lixo hospitalar.

O gari trabalhava sem nenhum equipamento de proteção individual, nem sequer luvas.
Fonte: Jornal da Ordem

Nenhum comentário: