English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Os trabalhadores do lixo

Você já parou para pensar que depois que o lixo sai da sua casa ou trabalho inúmeras pessoas ainda entram em contato com ele?

Com certeza você já deve ter refletido como é desagradável lidar com o lixo. E também já deve ter pensado como os garis ou lixeiros ‘conseguem’ trabalhar o dia inteiro sentindo os odores desagradáveis do lixo acumulado nos caminhões. Pois é. Realmente não deve ser fácil. Portanto, devemos reconhecer a importância do papel dessas pessoas na limpeza da cidade! E de como elas facilitam a sua própria vida! Imagine se cada um de nós tivesse que levar nosso lixo para um lugar seguro e longe das nossas vistas todos os dias...

É comum a síndrome NIMBY (Not In My Backyard, ou seja, “não no meu quintal”), ou o hábito de “esconder a sujeira debaixo do tapete”, ou ainda o pensamento “longe da vista, longe do perigo”. Foi exatamente por isso que os problemas resultantes do acúmulo de lixo se tornaram tão preocupantes, pois o lixo foi se acumulando em locais onde antes parecia que não causaria tantos problemas.
Portanto, a sua responsabilidade com o lixo não acaba na disposição deste em sacos plásticos e colocados à sua porta para serem levados “a algum lugar” ( destino do lixo). O lixo deve ser acondicionado devidamente, de forma a proporcionar:
  • Segurança (não descarte na lixeira o que você considera perigoso ou tóxico – ver tipos de lixo );
  • Vedação;
  • Resistência contra objetos pontiagudos ou cortantes;
  • Capacidade para armazenar o lixo durante o intervalo mais longo de coleta;
  • Facilidade de manuseio pelo usuário e equipe de coleta.

Caso contrário, pode causar acidentes com os funcionários; tornar o serviço mais lento e, portanto, mais oneroso (pela necessidade de juntar o lixo derramado e aumentar o tempo de coleta, gastando mais combustível); ou pode ainda causar desgaste nos equipamentos (objetos podem entrar no motor ou pode haver substâncias corrosivas no lixo).

Nenhum comentário: